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sexta-feira, 13 de julho de 2012

O Ensino Superior em Angola



No ultimo encontro sobre o ensino superior em angola, chegou-se a conclusão  de que “o ensino superior em Angola esta em péssimas condições”. Perante tal facto tomei a liberdade de formular as seguintes questões:
  1. Porque dizemos que o ensino superior está mal?
  2.  Porque o ensino superior está mal?
  3. O que temos feito para mudar esta situação?
  4.  O que pode ser feito?

Neste breve artigo tentarei dar as resposta a essas perguntas e assim dar a minha opnião neste assunto, espero que outras pessoas também façam o mesmo…

1 – Porque dizemos que o ensino superior em Angola está mal?

Em cada 10 alunos do ensino médio pelo menos 6 pretender fazer faculdade fora de Angola. Os 4 restantes muitas das vezes so não pensam da mesma forma, porque seus pais não têm condições de pagar os seus estudos no exterior ou ainda não têm condições de “lutar” por uma bolsa externa.

Esta situação mostra o quanto nós admitimos que o ensino superior em angola não é dos melhores. Reconhecemos que os outros países tenhem melhores condições de forma em relação o nosso, o que é uma grande verdade.

2 – Porque o ensino superior esta mal?

Para responder a essa pergunta é necessário analisar três grupos:
  1. Os alunos
  2. Os professores
  3. As instituições de Ensino

1. Os alunos

Cada vez mais vemos jovens a optar pela formação superior e isso é muito bom. O problema muita das vezes são os motivos que os levam a optar pela formação superior, que nada mais é do que o “dinheiro”. As empresas Angola cada vez mais procuram por técnicos superiores para integrarem os seus quadros (tais técnicos ganham mais que os outros com formação inferior).

O probelama é que com isso, colocamos em nossas mentes que todos devemos ser técnicos superiores para ganhar mais, o que faz com que queiramos “a bem ou a mal” terminar a faculdade. Isso faz com que entremos para o ensino superior com a mentalidade de arranjamos um curso fácil, rápido e “que da dinheiro” e o problema é que “não a cursos fáceis”.  Alguns optam por cursos que “não são para eles” e os resultados são desastrosos, porque encontram muita dificuldade em impor-se em áreas diferentes daquelas que dominam. "São poucos os casos de alunos que seguem um curso superior que gostem mesmo, de coração".

“Os alunos querem ser técnicos superiores com pouco ou nenhum esforço”.


2.  Os professores

Em Angola existe um grande problema, “temos muitos engenheiros a fazer o papel dos académicos (cientistas)”. Dar aulas é função de “professores especializados”, salve o caso em que existe a falta de professores especializados, nesse caso quem o fizer “deve” ter alguma formação pedagógica e ter bases solidas e conhecimentos adicionais da disciplina que pretende lecinar. E isso não acontece aqui...

Em boa parte dos casos, em Angola, os professores universitários são apenas licenciados e em alguns casos, “graves”, são alunos estudantes do 5º anos, porque ainda lhes falta defender a tese. A quem diga que essa situação acontece por causa da falta de professores especializados, e isso até é verdade mas também como queremos ter professores especializados se ninguém estuda para tal?... Para se ser professor universitário é necessário ter pelo menos um livro publicado ou ser mestre ou doctor na área que se quer leccionar.

Os nossos professores universitário exercem tais funções muitas das vezes porque não conseguiram empregos na sua área de formação  (arranjar emprego em Angola é difícil mesmo depois de formado), ou porque pretendem aumentar a "renda". E fazer isso por esses motivos não ajuda nem um pouco na melhoria do ensino.

Todos sabemos que os engenheiros Angolanos (principalmente os formados cá) estudam “a bruta”, se permitem usar o termo, têm de se esforçar muito para terminarem, estudando arduamente e em condições não adequadas. Muitos desses engenheiros são os professores univertários, “eles querem fazer com que os alunos pagem pelo que eles passaram durante a sua formação”.

“ Alguns professores estão apenas preocupados com o salário no fim do mês, outros querem vingar-se e isso torna os ensino débil”.


 3. As Instituições de ensino superior

O número de pessoas que adere o ensino superior aumenta cada vez mais. Logo as instituições de ensino tendem a aumentar para dar conta da procura, o que é bom. Cada vez mais surgem novas instituições de ensino onde se administram os mais variados cursos, nas variadas áreas.

O problema é que muitas destas instituições, são mais uma prova do quanto queremos todos ficar ricos,  estão mais preocupadas em “fazer dinheiro” do que garantir um ensino de qualidade.

O técnico formado em Angola é “extremamente teórico”, em especial os engenheiros o que faz com que muitos não tenham noções praticas de suas áreas, logo  têm dificuldades  de se estabelecerem firmemente nos seus locais de trabalho.

“As instituições de ensino superior estão mais preocupadas em fazer dinheiro do que em garantir um ensino de qualidade”.

3 - O que temos feito para mudar esta situação?

A resposta a essa pergunta é muita simples, “não temos feito nada para mudar situação”. Estamos parados a ver o ensino em Angola se afundar cada vez mais. Estamos mais preocupados em nós mesmos do que no bem comum…

4 - O que pode ser feito?

É possivel alcançar-mos um ensino de qualidade no país chegando até a ter-mos algumas das melhores Universidades de África e que sá do Mundo. Mas para isso é necessário que cada um de nós, alunos, professores e institições de ensino, esteja disposto a dar o seu melhor em prol de tal acontecimento.

Os alunos devem estudar mais  e pensar menos no dinheiro, cada coisa no seu tempo. Primeiro estudar bem para ser-mos bons técnicos e assim alcançar o topo da hierarquia nos sectores de nossa formação. Estudar por amor a profissão. “O nosso futuro é consequências do nosso passado”.

Os professores devem passar a ser mais sérios no exercício de suas funções, sem terem a intenção de  dificultar a vida dos alunos, ou darem aulas apenas por causa do salário no fim do mês. Mas devem faze-lo   porque querem transmitir o conhecimento que têm, afinal só assim  estaremos prontos a desenvolver o pais. 

As instituições de Ensino devem prezar mais pela qualidade do seu ensino, pois só assim poderam ser as melhores naquilo que fazem ( que é ensinar) e terão reconhecimento, ai os alunos procuraram ainda mais os seus serviços.



“Se cada um de nós fazer os seu papel tenho plena certeza que contribuiremos para a melhoria do ensino…”.


Ver também:





1 comentário:

  1. "Nos dias de hoje, um sábio sabe que o dinheiro sem o conhecimento é desespero" (9419)

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