Mensagem de boas vindas

Olá e seja bem vindo ao blog Mecatrónica para todos.
"Facilitando a vida do estudante angolano"...

Traduzir esta página / Translate this page

terça-feira, 8 de maio de 2012

Embarcadero Delphi




Embarcadero Delphi, anteriormente conhecido como CodeGear Delphi, Inprise Delphi e Borland Delphi, também conhecido como Delphi, é um compilador, uma IDE e uma linguagem de programação, produzido antigamente pela Borland Software Corporation e atualmente produzido pela Embarcadero. O Delphi, originalmente direcionado para a plataforma Windows.

O arquiteto por trás do Delphi foi Anders Hejlsberg, até a sua alteração para a Microsoft em 1996, onde se tornou o arquiteto responsável pelo projeto do C# e foi peça chave na criação do ambiente Microsoft .NET, utilizado no Delphi 8.

O Delphi é muito utilizado no desenvolvimento de aplicações desktop, aplicações multicamadas e cliente/servidor, compatível com os bancos de dados mais conhecidos do mercado.



O nome Delphi é inspirado na cidade de Delfos, o único local na Grécia antiga em que era possível consultar o Oráculo de Delfos. O nome deve-se ao fato de que os desenvolvedores do compilador buscavam uma ferramenta capaz de acessar o banco de dados Oracle - daí o trocadilho: "a única maneira de acessar o oráculo é usando Delphi". Pronuncia-se "dél-fi".

Comparação com outras ferramentas de desenvolvimento

As principais diferenças entre o Delphi e outras ferramentas de desenvolvimento são:
  • A programação visual,
  • Programação orientada a eventos,
  • As paletas VCL e CLX,
  • Forte ênfase na conectividade com diversos bancos de dados 
  •  Um grande número de componentes produzidos por terceiros, muitos deles disponíveis na internet e Grande parte deles com o código fonte disponível.

 Exemplos de programas
  • Programa Olá Mundo

begin
   ShowMessage('Olá, Mundo!');
end.

OBS: Se o caro leitor quiser aprender a programar em Delphi pode fazer o download de apostilas sobre esse assunto em:
  1. Apostila de Delphi
  2. Programando_em_Delphi.html


Sem comentários:

Enviar um comentário