Mensagem de boas vindas

Olá e seja bem vindo ao blog Mecatrónica para todos.
"Facilitando a vida do estudante angolano"...

Traduzir esta página / Translate this page

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Circuito rectificador



Uma das aplicações do díodo é a de rectificar corrente, por isso resolvi abordar um pouco sobre a rectificação, pois alem de ser uma das aplicações do díodo é também muito importante para a electrónica, pois os circuitos electrónicos não funcional com corrente alternada na maior parte dos casos.
Circuito rectificador é aquele que transforma corrente alternada em corrente contínua, ou seja, impede que haja mudança de sentido de fluxo de corrente eléctrica. É geralmente utilizado em projectos de fontes de alimentação CC.


A energia eléctrica disponível através das redes de distribuição apresenta-se sob a forma de corrente alternada, pois esta é a forma mais eficaz de transmissão a longas distâncias, entre outros motivos. Entretanto, diversas aplicações domésticas exigem o uso de corrente contínua, como por exemplo os aparelhos electrónicos. É necessário, então, um sistema que transforme de uma forma para outra.
O circuito rectificador é formado basicamente por elementos semicondutores, utilizados em configurações chamadas de rectificador de meia onda e rectificador de onda completa ou com ponte rectificadora.

Rectificador de meia onda



 O rectificador de meia onda possui um díodo em série com uma resistência de carga. A ddp na carga tem como saída uma senóide de meia onda. Logo a ddp média ou corrente contínua na saída de uma resistência de meia onda é igual a 31,8% da amplitude máxima da tensão (tensão de pico).

A rectificação de meia onda aproveita um semiciclo da senóide, para gerar na saída uma corrente cc (corrente continua) em uma frequência de 16.6 rad/s. A corrente é pulsante.

Utiliza-se para formar um circuito rectificador de meia onda, um díodo, que nos ciclos positivos, libera a corrente, pois a carga positiva devera estar no cátodo, tornando o díodo polarizado, e nos semiciclos negativos o negativo entra no cátodo tornando o díodo inversamente polarizado, actuando como um isolante.

Deve-se tomar cuidado para dimensionar um díodo de capacidade adequada pois quando uma corrente acima do seu nível de capacidade o percorre o díodo se torna um condutor comum, perdendo suas propriedades semicondutoras.

Rectificador de onda completa

Rectificador de onda completa é um circuito que transforma a corrente alternada  AC) em corrente contínua (DC) aproveitando tanto o semiciclo negativo quanto o positivo do transformador ou rede, ele consegue fazer isso por ao invés de usar um ele usa dois diodos em paralelo ou quatro quando se tratar de um circuito rectificador em ponte contudo, ele se torna um rectificador muito mais eficaz do que o de meia onda.


O enrolamento do transformador é dividido ao meio para adaptar duas tensões iguais vs em cada uma das metades do enrolamento secundário, com polaridades indicadas. Quando a tensão da linha é positiva, ambos os sinais vs serão positivos, D1 conduz e D2 está reversamente polarizado. Quando a tensão da linha é contrária, as tensões vs serão negativas, D1 está reversamente polarizado e D2 conduz. A corrente através de R sempre circula em um único sentido, e vO é unipolar.



Depois de rectificar é necessário filtrar a corrente, pois a corrente que sai do rectificador é uma corrente pulsante. Alem de se usar um díodo zener para estabilizar a tensão na saida do circuito rectificador.


Fonte: Wikipédia


Ver também:



Sem comentários:

Enviar um comentário