Mensagem de boas vindas

Olá e seja bem vindo ao blog Mecatrónica para todos.
"Facilitando a vida do estudante angolano"...

Traduzir esta página / Translate this page

quinta-feira, 10 de maio de 2012

PHP





PHP ( PHP: Hypertext Preprocessor", originalmente Personal Home Page) é uma linguagem de programação interpretada livre e utilizada para gerar conteúdo dinâmico na World Wide Web.

Histórico

A linguagem php surgiu em meados de 1994, como um pacote de programas CGI criados por Rasmus Lerdorf, com o nome Personal Home Page Tools, para substituir um conjunto de scripts Perl que ele usava no desenvolvimento de sua página pessoal. Em 1997 foi lançado o novo pacote da linguagem php com o nome de PHP/FI, trazendo a ferramenta Forms Interpreter, um interpretador de comandos SQL. Mais tarde, Zeev Suraski desenvolveu o analisador do PHP 3 que contava com o primeiro recurso de orientação a objetos, que dava poder de alcançar alguns pacotes, tinha herança e dava aos desenvolvedores somente a possibilidade de implementar propriedades e métodos. Pouco depois, Zeev e Andi Gutmans, escreveram o PHP 4, abandonando por completo o PHP 3, dando mais poder à máquina da linguagem e maior número de recursos de orientação a objetos. O problema sério que apresentou o PHP 4 foi a criação de cópias de objetos, pois a linguagem ainda não trabalhava com apontadores ou handlers, como são as linguagens Java, Ruby e outras. O problema fora resolvido na versão atual do PHP, a versão 5, que já trabalha com handlers. Caso se copie um objeto, na verdade copiaremos um apontador, pois, caso haja alguma mudança na versão original do objeto, todas as outras também sofrem a alteração, o que não acontecia na PHP 4.

 Principais características

A linguagem PHP é uma linguagem de programação de domínio específico, ou seja, seu escopo se estende a um campo de atuação que é o desenvolvimento web, embora tenha variantes como o PHP-GTK. Seu propósito principal é de implementar soluções web velozes, simples e eficientes. Características:
  1. Velocidade e robustez
  2. Estruturado e orientação a objectos
  3. Portabilidade - independência de plataforma - escreva uma vez, rode em qualquer lugar
  4. Tipagem dinâmica
  5. Sintaxe similar a C/C++ e o Perl
  6. Open-source

Para uma abordagem mais aprofundada sobre a linguagem PHP, faça o download das seguintes apostilas:
  1. Linguagem PHP
  2. Aprenda PHP
Ver também:

Sem comentários:

Enviar um comentário