Da-se o nome de resistência eléctrica a oposição que um dado componente ou material oferece a passagem da corrente eléctrica. A resistência eléctrica é medida em ohm no sistema internacional de medidas.
Resistor ou resistencia, como é comummente conhecido, é um componente electrónico, passivo, que oferece uma oposição a passagem da corrente eléctrica. O reistencia é geralmente utilizado em circuitos electronicos para controlar a corrente que passa por um dado componente.
Quanto ao valor da resistência que um dado resistor pode oferecer a passagem da corrente eléctrica, podemos classifica-los em duas categorias:
- Fixos - São aqueles que possuem um valor de resistência fixo, não pode variar.
- Variáveis - São aqueles em que a sua resistência pode variar. Um dos casos mais comuns deste tipo de resistor são os potenciômetros.
Resistência eléctrica e lei de Ohm.
A resistencia electrica é geralmente associada a lei de ohm que resumidamente diz "a corrente eléctrica que passa por uma dado material (componente) é directamente proporcional a tensão que passa por ele e inversamente proporsional a resistencia do mesmo.
I = V/R
Desta forma podemos concluir que:
R = V/I; V = RI
Valor numérico de um resistor
Para se medir o valor de um resistor pode-se usar dois métodos:
- Usando o código de cores
O resistores possuem sobre o seu corpo de 4 à 5 cores, usando o código de cores podemos determir o valor de um dado resistor usando tais cores. E faz-se isso do seguinte modo:
As primeiras três ou quatro faixas servem para indicar o valor
nominal da resistência e a última faixa, a porcentagem na qual a
resistência pode variar seu valor nominal.
2. Usando um ohmímetro/Multímetro
O ohmímetro é um aparelho electrónico utilizado para medir a resistencia electrica. Os ohmímetros venhem geralmente incorporados em um multímetro. Que é um aparelho electronico que possui vários aparelhos de media encorporados num só, daí o nome MULTImetro.
Multímetro digital |
Associação de Resistências
Muitas das vezes para aumentar a capacidade resistiva em um circuito é necessario usar uma associação de resistencias, que nada mais é do que vários resistores associado para se comportarem como um só sobre o qual passa um dado valor de corrente e de tensão.
Podemos associar resistencia de tres modos:
1. Associação série
As resistencias são associadas em série, e numa associação série a corrente que passa por cada uma das resitencias da associação. A tensão ddp em cada resistor é diferente do outro, e para encontrar a tensão total fazemos a soma de cada uma das tensões nos diferentes resistores.
Req = R1 + R2 +...+ Rn
2. Associação paralela
As resistencias são associadas em paralelo, a tensão é a mesma para todas as resistencia do circuito, ja a corrente varia em cada um dos resistores, para calcular a corrente total do circuito somamos cada uma das correntes individuais.
1/Req = 1/R1 + 1/R2 +...+ 1/Rn
Para um circuito com dois resistores em paralelo temos:
Req = R1 * R2/R1 + R2
3. Associação mista.
Numa associação mista os resistores são associados em série e em paralelo. Cabendo ao técnico escolher por onde começar a resolver o circuito, mas geralmente trabalha-se de maneiras a se chegar a uma associação série se dois resistores.
Ver também:
Sem comentários:
Enviar um comentário